Anorexia na adolescência

27/11/2011 16:24

 

Numa sociedade em que a aparência é muito valorizada, doenças como a Anorexia Nervosa ou Anorexia Mental encontram terreno fértil para a sua germinação



                         Ainda que as doenças do Comportamento Alimentar tenham aumentado de frequência nos últimos anos, sabe-se que existem desde a Grécia antiga até à história moderna.

                           A primeira descrição clínica data de1694, mas a sua classificação só é feita mais tarde, no final do século XIX. No nosso país, o último estudo de prevalência revela uma taxa de 0,37%, sendo que nos Açores nenhum caso foi encontrado.

                           A Anorexia é uma doença do foro psíquico, que afecta sobretudo as adolescentes do sexo feminino, ainda que possa surgir nos dois sexos e em qualquer idade. Inicia-se por uma redução na ingestão de alguns alimentos, porque a jovem considera que são os responsáveis quer pelo seu aumento de peso quer por alguns transtornos digestivos.

                    Progressivamente as restrições vão sendo alargadas a outros alimentos, ao mesmo tempo que se observam mudanças profundas no comportamento. A adolescente começa a ficar obcecada pela perda de peso e toda a sua vida roda em torno desse objectivo.


Como tudo se desenrola


                    Numa primeira fase, pode parecer que anda apenas preocupada, demasiado séria ou compenetrada, mas rapidamente se assiste a um afastamento do grupo de amigos e ao isolamento.

                    Uma característica também muito presente, tem a ver com a atitude obsessiva que é assumida na cozinha em que há uma grande preocupação com questões que se prendem com a limpeza e a arrumação.

                       Outra questão de extrema importância prende-se com a alteração da imagem corporal, aspecto comum a todas as anorécticas. A imagem reflectida no espelho não é a mesma que a jovem percepciona, pelo que só assim se explica o facto de muitas chegarem a apresentar um aspecto esquelético, mas continuarem a afirmar que se sentem demasiado gordas.

                     Se a obsessão pela magreza começa por estar associada ao corpo no seu geral, passa depois a estar focalizada em certas partes do corpo. Por exemplo, a anoréctica pode referir que se considera gorda porque a barriga das pernas ainda é notória, ou porque os seios se notam nas t-shirt.

—————

Voltar


Contato

Karla Danielle Sepulveda


Anirexia

Nenhum comentário foi encontrado.